Jornal do CRC, Mídia, Resumo Gestão CRC, Resumo Gestão CRC - 2005

Foi lançado, no dia 9 de maio de 2005, o FBCPrev, plano de previdência complementar, exclusivo para contabilistas. O plano é fruto da parceria firmada entre a Fundação Brasileira de Contabilidade, com o apoio institucional do Sistema CFC/CRCs, e a Brasilprev, que é uma empresa do Banco do Brasil em associação com o Principal Financial Group e o Sebrae.

O evento, que aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil, contou com a presença dos presidentes do CRC-RJ, Nelson Rocha; da Susep – Superintendência de Seguros Privados, René Garcia; do CRC-PR, Maurício Fernando Cunha Smijtink, representando a presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade, Maria Clara Cavalcante Bugarim, e o diretor da Brasilprev, Marco Antônio Barros, além do gerente comercial da Brasilprev, Einstein Martins dos Santos, que realizou a apresentação técnica do produto, após a palestra “A Importância da Previdência Complementar”, proferida por Marco Antônio Barros.

O FBCPrev é subdividido em duas modalidades. O PGBL – Plano Gerador de Benefício Livre visa à transformação dos recursos acumulados em renda futura; e o VGBL – Vida Gerador de Benefício Livre visa à acumulação de recursos e a concessão de renda futura. Em ambas, são repassados ao plano 100% da rentabilidade líquida obtida na aplicação dos recursos.

O contabilista ainda tem a opção de contratar benefícios adicionais como Pensão aos Filhos Menores; Pensão ao Cônjuge ou Companheira e Pecúlio por Morte. No PGBL, as contribuições podem ser deduzidas da base de cálculo do Imposto de Renda, até o limite de 12% da renda bruta anual tributável. No VGBL isso não ocorre, mas, no resgate do plano ou no recebimento da renda mensal, o IR incidirá apenas sobre o rendimento da aplicação.

Para Nelson Rocha, em relação ao mercado, não existem condições iguais às oferecidas pelo FBCPrev. “Isso só foi possível, conquistarmos taxas menores do que as do mercado, porque somos uma categoria muito grande”, e adiantou, “como presidente do CRC-RJ, faço questão de ser o primeiro a contratar o plano, não só pela segurança, que o Banco do Brasil e a Brasilprev dão, mas, sobretudo pelas condições extremamente favoráveis que temos nesse plano em relação ao mercado”.

Maurício Fernando Cunha Smijtink lembrou que o sistema de previdência social, não só no Brasil, mas no mundo inteiro, está em crise e que, em contrapartida, surge, assim, a previdência complementar como alternativa para quem deseja qualidade de vida no futuro.

René Garcia ressaltou a importância de parcerias como essa, que fazem com que cada agente tenha a sua função definida, através da relação contratual do convênio. Segundo René, ela promove um somatório de energias. A instituição seguradora desenvolve a sua função, que é elaborar e desenvolver plano de previdência, e a fundação e os conselhos de contabilidade agregam os profissionais. “Isso colabora não só para a redução de custos individuais, como permite também a possibilidade de junção de recursos, podendo aumentar a gestão dos próprios recursos. Acho que devemos não só parabenizar o convênio, mas também estimular que sejam agregados outros produtos, como a apólice de seguros de vida coletiva e a agregação dos familiares a esses planos de vida e previdência” , disse.

Segundo Marco Antônio Barros, se a expectativa de vida comprovadamente aumentou, um plano de previdência é fundamental para poder usufruir melhor dessa longevidade. “É um planejamento familiar, que alia benefícios fiscais a um sistema de tributação decrescente”, afirmou.
O contabilista interessado em contratar o FBCPrev, deve ligar para 0800-7297107.

O que você achou ? Comente ....