Artigos, Mídia, NEWS

Sem vontade de falar de política e economia, pois tem sido só tratar de assuntos negativos. Por isso, resolvi abordar um tema bem distinto e com boas novas como a cura da Aids.

Em 1990, morria Cazuza, que se tornou símbolo contra a doença a partir do seu falecimento, quando Lucinha Araújo, sua mãe, entrou nessa briga criando a Sociedade Viva Cazuza, cuja missão é atender crianças portadoras do vírus HIV, além de auxiliar pacientes adultos com a doença – na sua maioria analfabetos – e são cadastrados para receberem mensalmente cesta básica e apoio no tratamento.

Em 1997, morria o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, vítima de hepatite medicamentosa. Símbolo da luta contra a Aids, Betinho era hemofílico e contraiu o vírus HIV em uma transfusão de sangue, numa época em que nem se pensava testar o sangue doado.

Passados 27 anos da morte de Cazuza – por um choque séptico causado pela Aids – e 20 anos da de Betinho, estudiosos dizem que a cura definitiva está muito próxima. Mario Stevenson, chefe da Divisão de Doenças Infecciosas e diretor do Instituto de Aids da Universidade de Miami, nos EUA, é um deles e afirma que a cura chegará até 2020, ou seja, em três anos, no máximo.

Muito se investiu em pesquisas desde que o vírus foi descoberto. E embora os medicamentos existentes permitam uma vida praticamente normal aos infectados, todos os pacientes, familiares e comunidade médica aguardavam ansiosamente por essa notícia. Se Betinho fosse vivo, certamente estaria dando aquele sorriso largo expressivo e provavelmente diria, eu sabia que isso ia acontecer. A luta de Betinho foi a luta de milhares de pessoas que morreram sonhando com a cura. Agora, a esperança está prestes a se tornar concreta.

Existem várias iniciativas pelo mundo de pesquisadores que seguem linhas de trabalho próximas ou diferentes. Mas o fato é que existe um consenso de que a cura realmente está chegando, ainda que não seja exatamente até 2020 como defende Stevenson. O Brasil tem sido um dos líderes na luta contra a doença.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem cerca de 44 milhões de pessoas infectadas com o HIV em todo o mundo. No Brasil, os dados oficiais do Ministério da Saúde relatam 842 mil infectados, mas a estimativa é de que sejam de 1,2 milhão. A diferença numérica estaria relacionada a problemas de testagem.

A proximidade da cura não significa que passou a ser dispensável a proteção como o uso de camisinha ou outras medidas de prevenção. Jovens do sexo masculino – doas 15 aos 23 anos – são os mais afetados atualmente por não se protegerem. Ainda que se descubra uma vacina, é sempre melhor prevenir do que remediar.

Mas a perspectiva de cura traz um novo alento de vida para os milhões de infectados. A torcida é que 2020 seja, de fato, o ano que ficará na história pela concretização da cura da Aids. E que possamos ter muitas outras notícias positivas daqui para frente.

Good News !!!

Showing 8 comments
  • RENATA R S JORGE
    Responder

    Nossa, que notícia boa em meio a tantas desgraças! Que essa cura venha logo para que país durmam em paz e para que pessoas que foram infectadas pelo vírus vivam com mais tranquilidade! Parabéns a todos os profissionais que lutam contra essa doença e que através de tanta entrega, estudo, tem alcançado êxito! Estamos anciosos por esse dia!

  • Maria Emma Angelucci.
    Responder

    Melhor notícia dos últimos tempos. Pelo menos alguma coisa que não seja violência nem corrupção.
    Isso é vida. Isso é paz. Parabéns pelo assunto. Gostei.
    Maria Emma

  • Paulo
    Responder

    Ótima notícia !!!!

  • Arianna Davis
    Responder

    Deus abençoe o Dr. Abai por seu maravilhoso trabalho na minha vida, fui diagnosticado com HIV desde 2013 e eu estava tomando minha medicação ARV, não estava satisfeito com a necessidade de tirar o HIV do sistema do meu corpo, procurei uma possível cura para HIV Eu vi um comentário sobre como o HIV é curado com ervas medicinais, eu o contactei e ele me guiou. Pedi soluções, o remédio para a minha saúde começou, ele me enviou a medicina herbal através de serviços de correio. Peguei drogas prescritas para ele e 10 dias depois eu fui curada de HIV, o Dr. Abai é verdade que eles são um grande homem, também precisa de sua ajuda? contact ele através de seu NÚMERO DE WHATSAPP 2348156769001

    • Nelson Rocha
      Responder

      Arianna,

      Que bom receber o seu relato e constatarmos que a ciência vem progredindo e ajudando muitas pessoas. Fico feliz em saber da sua cura.

      Forte Abraço

O que você achou ? Comente ....