Jornal do CRC, Mídia, Resumo Gestão CRC, Resumo Gestão CRC - 2003

Prestes a comemorar um ano de lançamento, o “Certificado Empresa Cidadã” foi entregue a oito empresas, além de uma menção honrosa, durante solenidade no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), no dia 24 de setembro de 2003.

Lançado em 21 de novembro de 2002 pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC-RJ), em parceria com a Federação do Comércio do Estado do Rio Janeiro (Fecomércio) e a Firjan, o certificado tem o objetivo de promover a realização dos balanços sociais pelas empresas do Estado e de atestar o seu verdadeiro compromisso social.

Representando o presidente da Fecomércio, Orlando Diniz, o vice-presidente da entidade, Luso Soares da Costa, falou sobre a importância deste resultado, parabenizando os premiados e ressaltando a importância das pequenas e médias empresas para o desenvolvimento do país. “O Certificado Empresa Cidadã engloba quase todas as empresas nacionais. As pequenas e médias têm uma dificuldade em se manter. A figura do empresário não tem o mesmo prestígio que nos Estados Unidos. A palavra comerciante é tida como pejorativa, quando não deveria. O mascate, símbolo da Fecomércio, também era tido como pejorativo. Estamos premiando as grandes empresas, mas também precisamos premiar as pequenas e médias empresas. Este é o caminho”, disse.

Quem também defendeu a importância das pequenas e médias empresas foi Luiz Chor, presidente do Conselho Empresarial de Responsabilidade Social do Sistema FIRJAN, que, representando o presidente da Federação, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, ainda parabenizou os premiados e o presidente do CRC-RJ, Nelson Rocha, pela iniciativa deste projeto. “Fico satisfeito em saber que das oito empresas premiadas, seis estão no conselho da Firjan. Entretanto, ainda temos que dar instrumentos às empresas industriais ou não, para que se tornem empresas cidadãs”, analisa.

Em seguida, o presidente do CRC-RJ, Nelson Rocha, falou sobre a importância do Certificado, destacando a parceria realizada com as federações para a realização deste projeto, além de parabenizar os premiados e a comissão do CRC-RJ, responsável pela elaboração do regulamento. “O Certificado foi criado quando ainda não era presidente do CRC-RJ, mas achei muito importante dar continuidade a este projeto. Este certificado não só estimula, mas também reconhece a importância destas empresas. O Estado do Rio de Janeiro já não consegue ajudar a sociedade sozinho, e estas empresas vieram para ajudar. É a primeira vez que se tem um certificado e reconhecimento público das empresas que investem no social. Estas empresas merecem um reconhecimento. Meu sonho é transformar este certificado numa espécie de ISO, com uma grande amplitude nacional, que seja representativo e reconhecido pela sociedade. Precisamos resgatar este papel que as empresas têm na área social. As ISOs começaram desta forma. Parabenizo os premiados, mas aviso àquelas que não conseguiram, para que não desistam, pois o Certificado é anual”, destacou.

Segundo a comissão, coordenada pelo contador Jorge Ribeiro dos Passos Rosa, que conta ainda com a participação dos contadores Guilherme Tostes, Lygia Maria Sampaio, Araceli Ferreira e Francisco José dos Santos Alves, todas as empresas que atingem a nota mínima exigida pelo regulamento são certificadas. O regulamento leva em conta a transparência das informações contábeis e sociais; os indicadores de investimento, de recursos humanos e sociais externos; dados sobre o corpo funcional e relevantes de exercício de cidadania.

A seguir, as empresas premiadas:
Certificado Empresa Cidadã
Companhia Estadual de Águas e Esgotos – Cedae
Companhia Vale do Rio Doce
Shell Brasil S.A
Sul América Companhia Nacional de Seguros
Light Serviços de Eletricidade S.A
Petróleo Brasileiro S.A – Petrobras
Petroflex Indústria e Comércio S.A
Furnas – Centrais Elétricas S.A
Menção Honrosa
Associação Balbina Fonseca

O que você achou ? Comente ....